segunda-feira, 11 de julho de 2011

Montrasto, hortelã-brava: Chá evita doenças, dores e depressão? Planta popular miraculosa desconhecida das elites da ciência?

Encontra-se em meio mundo em estado selvagem uma planta que popularmente no distrito da Guarda chamam montrasto ou hortelã-brava e dizem ter propriedades analgésicas, anti-depressivas e imunológicas. Uma pessoa da máxima confiança contou-me que foi mordida por uma abelha, esfregou com umas folhas de montrasto e continuou como se nada fosse. Nas propriedades analgésicas acredito a 100%.
Não encontrei o nome em diversas enciclopédias de plantas. Depois de horas de pesquisas com Google encontrei o nome científico, Mentha suaveolens, poucas imagens, (103px‑Mentha_suaveolens_‑_Hallier.JPG), mas nenhuma informação das suas propriedades curativas, analgésicas, imunitárias e anti-depressivas. Se estas qualidades são verdadeiras, não será um escândalo para a ciência e informação actual? Hoje encontram-se online com Google cerca de 7 milhões de resultados para “Berlusconi Ruby”, (outros dias mais de 10 milhões), e não se encontram as propriedades curativas de uma planta muito difusa em estado selvagem em grande parte do mundo? Quantas plantas de propriedades curativas segundo a sabedoria popular estão a desaparecer ou são desconhecidas dos meios científicos? Segundo um estudo só em Trás-os-Montes foram encontradas 400 plantas, 170 em estado selvagem, com muitas propriedades curativas segundo a tradição da sabedoria popular. Parece-me muito importante saber se tudo isto é verdade ou se algumas são falsas crenças.
Com Google, a pesquisa “Montrasto, chá, imunidade, analgésico, anti-depressivo, - não encontrou nenhum documento. Só 9 resultados para “Mentrasto, hortelã brava, chá, imunidade, analgésico, antidepressivo, hortelã brava”. O mentrasto, ( Mentha rotundifolia),  parece ser da mesma família de plantas do montrasto mas diferente.  
Procurando  montrasto, mentha suaveolens, indicações” só encontrei um resultado: Diapositivo 1 - RUN: Home … Um inventário florístico, realizado ao longo de cinco anos (2000-2005) nos termos de várias aldeias dos concelhos do Nordeste Transmontano, permitiu identificar cerca de 180  taxa de plantas vasculares, silvestres e cultivadas, tradicionalmente utilizados com fins aromáticos e medicinais… A utilização de muitos dos remédios caseiros obedece a um conjunto de procedimentos cujo funcionamento é difícil de explicar, visto que se baseiam em crenças e ritos transmitidos de pais para filhos, juntamente com as receitas e indicações terapêuticas”.
Encontrei algumas imagens que me parecem do chamado montrasto com o nome científico de Mentha Suaveolens. O montrastro também será chamado mentrasto?. Serão da mesma família? Ou o montrasto será uma planta quase desconhecida dos meios científicos e online mas com grandes propriedades curativas e preventivas segundo a sabedoria popular?
No Brasil há uma política de atenção às plantas medicinais como complemento da medicina: Prevenindo DoençasMenta: Digestivo, espasmos, cálculos biliares…  Alfazema: Calmante, asma, gases, rinite, analgésica nas dores. Algodoeiro: Hemorragia uterina, regras profusas, ... Ban Chá: Desintoxicante, digestivo, colesterol e emagrecedor. ....Hortelã: Espasmos, náuseas, azia, relaxante, dispepsia nervosa. ... Parreira Brava: Males do fígado e digestão, reumatismo e cólicas. ... diversos nomes associados para plantas semelhante mas que das imagens não parecem iguais: Mentha rotundifolia (L.) Hudson, família de Labiatae/Lamiaceae, hortelâ-comum, hortelâ-das-cozinhas, hortelâ-verde, hortelâ-vulgar, mantastro, mentrasto, mondrastos, montraste, montrasto.
Dos 69 resultados para  “mentrasto, Mentha Suaveolens, indicação, contra indicações”:   Hortelã, Benefícios, Características, Propriedades, Espécies, Uso ... Hortelã-Verde, … O género Mentha compreende cerca de 25 espécies diferentes de hortelãs e correlatos, que pertencem á família Labiatae. Destacam-se pelo uso culinário e de chás com efeito medicinal sendo bastante conhecidos principalmente pelo seu sabor característico e aroma refrescante… O mentrasto ( Mentha rotundifolia)… As hortelãs, principalmente a pimenta, são dotadas de propriedades antiespasmóticas, carminativas, estomáquicas, tónicas e estimulantes relativamente notáveis. Por favorecerem a expectoração, indicam-se contra os catarasmos, as tosses rebeldes e a asma. Aliviam as cólicas de origem nervosa, bem como as dores de cabeça e reumáticas. Combatem os vermes intestinais das crianças.
A_PLAN1.JPGO género Mentha compreende cerca de 25 espécies  diferentes de hortelãs e correlatos,  que pertencem á família Labiatae.   Destacam-se pelo uso culinário e de chás com efeito medicinal sendo bastante conhecidos principalmente pelo seu sabor característico e aroma refrescante. Todas as plantas são perenes, de crescimento rápido e fácil, com caules violáceos, ramificados; folhas opostas, serreadas e cor verde escura; flores lilases ou azuladas, dispostas em espigas terminais; frutos tipo aquénio. Dentre as mais populares destacam-se: a hortelã verde ( Mentha viridis); o mentrasto ( Mentha rotundifolia); a menta-do-levante (Mentha citrata); a Mentha crispa; Mentha arvensis,rico em óleo mentol; e a hortelã pimenta ( Mentha piperita) que é a mais famosa e refrescante das hortelãs…” 
Plantas Medicinais, receitas caseiras ervas medicinais, cura pelas ...
·         O  mentrasto também é conhecido por montrasto em Portugal? Em inglês:  rosemary, wild mint, mint hips,..? Cura a depressão em 20 a 40 dias segundo: https://www.youtube.com/watch?v=_VFrm_g221Q?  Cito em: https://www.youtube.com/watch?v=rWWoScwvnNo: Se tudo é verdade, este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_VFrm_g221Q parece-me fantástico. Resumo alguns dos efeitos de algumas plantas nomeadas. Não conheço muitas plantas nem sei como encontrá-las. Nem sei se escrevo bem o nome, agradecendo se alguém me corrigir: Carobinha do campo: depurativa, anti-inflamatória, rins,... Cipó assobio, ... Cipó suma: imunidade, amigdalites, Cipó milomi ou mil homens, ... Jarrinha … Não para pessoas cardíacas, … Carqueja: rins fígado... Calendola: antialérgica, rins, depurativa... Cavalinha: antialérgicos rins, limpar o sangue, depurativa... Figueira santa: gastrite, limpar o sangue ... Nogueira, ... Terramicina ... Taromã: emagrecer, depurativa,... Sansagi: antibiótico ... Erva de Santa Maria, não usar muito mas ótima para eliminar vermes, vermífuga, ... Amora ... Baleira ... Folha de parreira .... Titanga:chá para próstata... Alcachofra: visícula, rins, emagrecer depurativa ... Cordão de frade: antibiótico, depurativo, dores do corpo e da coluna ... Sipó São João: corrimento, depurativo, antibiótico... Dente de leão: depurativa, fígado, ... Macela: digestão ... Losna: fígado, estômago mas não abusar por mais de 12 dias pois pode causar leucemia... Melão de São Queitano: corrimento hemorroide ... Jambolão: diabetes ... Erva de bicho: hemorroides ... Pata de vaca: rins, antibiótica ... Sete sangrias: colasterol, pressão alta, ...Sabugueiro: sarampo, reumatismo, dores no corpo, ..Trapoiaba: rins... Mentrasto ou erva de São João para depressão. Creio que esta planta em Portugal se chama "montrasto".
A alimentação é o melhor remédio do mundo: fibras, sementes, … 
A emoção feliz, perdão, paz, amor e sentir-se bem consigo produz endomorfina, imunidade, saúde e felicidade. 
O ódio e medo são venenos.
Cancele o passado e futuro para viver melhor o presente.
Muitas doenças da pele são sintomas orgânicos de algo que não está bem dentro do corpo. Alergias e muitas doenças da pele são defesas orgânicas contra o lixo interno. 
Banhos de água fria e quente purificam a pele, jejum, cipó, óleo de copaíba, …

Tratar a dor e não tratar a causa pode ser contraproducente. A dor é um sintoma, tem as suas causas que precisam de ser tratadas.
"Chá de Mentrasto | Receita natural... catinga de bode – nome científico Ageratum conyzoides) também está entre as ervas fitoterápicas regulamentadas pela ANVISA... o mentrasto auxilia no combate à dores articulares, artrite, artrose e também reumatismo...2-3 g (duas a três colheres de chá) das partes aéreas do mentrasto, exceto as flores em 150 mL (uma xícara de chá) de água em ponto de fervura."

4 comentários:

  1. P.S. No dia 2014-01-25, este (http://youtu.be/rWWoScwvnNo ), era o único dos meus vídeos com o polegar para baixo, precisamente 6 para baixo, (negativos) e 3 para cima, (positivos). Agradeço as opiniões tanto negativas como positivas mas agradeceria ainda mais os comentários das razões negativas ou positivas. Tenciono escrever um eBook sobre Saúde e Medicina Natural e gostaria de ter colaboração de autores com mais conhecimentos do que eu sobre medicina e saúde natural para escrever um "CeBook", coletivo eBook sobre este argumento. Tenho ideias e projetos para ganhar online e contribuir para um futuro melhor online, ganhar dinheiro online promovendo a evolução, seleção e difusão das melhores verdades científicas para a saúde, longevidade e felicidade humana, para uma melhor evolução da ética, moralidade e deontologia do futuro global. Alguém quer colaborar a um projeto coletivo para o desenvolvimento deste argumento ou de outros que considere importante para um melhor futuro global?
    Ao adquirir um eBook, (por €1-€99: http://mydgs.co/ganharonlinesocial ), pode dar início a uma forma de ganhar online com a promoção de um mundo melhor, selecionar 50% do que considera melhor para os seus leitores, criar o seu “PeBook” (personalizado e-book), publicar gratuitamente online, ganhar 95% da venda mais 50% da venda do ebook original promovido com o simples link de afiliado, (criado aqui: http://www.digitalgoodsstore.com/affiliate-signup/MkCM6t, pago automaticamente na sua conta de www.paypal.com ). Mais: http://pebook-piresportugal.blogspot.com/2011/07/montrasto-hortela-brava-cha-evita.html .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tomo para o colesterol e deu resultado

      Eliminar
  2. Conheci uma senhora que tinha quase 480 de diabetes tomava cerca de 70 unidades de insulina e não conseguia baixar os diabetes, passou a tomar chá de montraste (hortelã brava) passou a ter cerca de 98 de diabetes e tomar entre 20 e 30 unidades de insulina

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado, agradeço muito em meu nome e dos leitores, os comentários de Manuel e Maria de Fátima Fragoso. Tenciono desenvolver este argumento para um eBook: SMN=Saúde e Medicina Natural. Mais: http://onu-w-gov.blogspot.de/. http://onu-w-gov.blogspot.de/2016/11/usa-trump-berlusconi-e-milionarios-na.html. Estou a escrever um eBook. Se quiser receber antecipações gratuitas deste e de outros futuros eBooks em preparação pode inscrever-se aqui: http://piresportugal.wixsite.com/ganhareticalonline/contact, (sem spam que não só odeio mas detesto). Pode também mandar-me um email para no.spam.neo.onu(at)gmail.com, (at)=@.)

    Se gosta de ver a minha magia aqui deixo l

    Links dos meus espetáculos online:

    Pierrot et Columbine:

    http://www.youtube.com/watch?v=OtmYMg2tMrk

    Magia comica, comedy magic life in FTI-Berlin 2012:

    https://youtu.be/ZgeTwW3jUL8

    Manipulação, manipulation life in cruise FTI-Berlin:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=4U39TQfiDsQ .

    Manipulação com cigarros, maniputation cigarretes, cigar pipes :

    http://www.youtube.com/watch?v=IfzSstg1jCw&feature=related

    Manipulação com moedas manipulation money:

    www.youtube.com/watch?v=llYqiEqHsMI3 .

    Magia cómica, comedy 2005:

    1: http://www.youtube.com/watch?v=S_Yg93ImBrU

    2: http://www.youtube.com/watch?v=yEpQWw5yx6c

    3: http://www.youtube.com/watch?v=tunMwc-u7E4

    4: http://www.youtube.com/watch?v=tfI4t6os520

    5: http://www.youtube.com/watch?v=8WmuTnW0ElY

    6: http://www.youtube.com/watch?v=MianvT3qauQ

    7: http://www.youtube.com/watch?v=lD2JQLe1Lsk .

    Aladino no tapete voador, Aladin in flying carpet:

    1: http://www.youtube.com/watch?v=Uj_md8kHAYE

    2: http://www.youtube.com/watch?v=f4EaCLuzgpQ

    3: http://www.youtube.com/watch?v=AHWknffo7IY .

    Se quer ver as minhas últimas ideias, emoções e impressões online:

    Ao ver o êxito do Luís de Matos a cabeça de cartaz de um grande espetáculo mágico em Berlim com todos os artistas mais jovens do que eu, pensei que chegou o momento da minha reforma como mágico. Se alguém quer saber as minhas impressões ao sair do teatro e ver uns pobres debaixo de uma ponte podem ler: Luís de Matos, orgulho de Portugal em Berlim, cabeça de cartaz do espetáculo Theillusionist, (https://piresportugal.wordpress.com/2017/02/07/luis-de-matos-orgulho-de-portugal-em-berlim-cabeca-de-cartaz-do-espetaculo-theillusionist/ ).

    SERIP magic shows: Good by magic? Artista ou autor online? Recordar é viver ou morrer? (Aqui encontra links aos meus espetáculos online: https://piresportugal.wordpress.com/2017/01/30/serip-magic-shows-good-by-magic-artista-ou-autor-online-recordar-e-viver-ou-morrer/). "Artista ou autor online? Fim de SERIP magic shows e início de SERIPires, PiresPortugal, Neo-Machiavelli, ...?” (Só para mágicos: https://piresportugal.wordpress.com/2014/10/29/para-magicos-ilusionistas-grandes-ilusoes-invencoes-magicas-inovacoes-melhoramentos-e-magic-shows-de-serip-em-venda-a-melhor-oferta/).

    ResponderEliminar