domingo, 18 de setembro de 2011

Berlusconi visto de Portugal: vergonha da política, justiça ou informação?

Hoje, (2011-09-18), a alguém que disse de dormir só 3 horas eu repliquei que era quase como Berlusconi. “Mas esse não dorme por outra coisa, … festas privadas, … tratar das amantes … “
Pouco depois vi num telejornal, (TVI, 14-15), as piores informações que recordo sobre Berlusconi. As interceptações telefónicas de Berlusconi com Tarantini parecem a vergonha de um político e de quem o elegeu. Será vergonha de Berlusconi ou de certa justiça e certa informação?
Recordo Berlusconi a dizer que trabalha cerca de 18 horas todos os dias, que se diverte uma vez por mês em festas privadas como necessidade psicológica para poder trabalhar melhor.
Imagino que a verdade de Berlusconi seja parcial. Mas creio que está mais próxima da verdade das crenças populares criadas por certa informação.
Alguém disse que o negativo faz 7 vezes mais notícia do positivo. Creio que no caso de Berlusconi faz 70 vezes mais notícia.   
Os resultados de Google para Berlusconi Ruby ultrapassaram 50 milhões. 
Para mim é o melhor exemplo do populismo na informação, opinião pública, justiça e política: uma banalidade de sexo destruíu o melhor governo contra a máfia depois de Mussolini. 
A mentira do século, pela evidência, crenças e consequências, foi dita pelo jornalista mais popular em Itália naquele momento, Marco Travaglio: "Berlusconi passa metade do seu tempo com prostitutas e outra metade a esconder o que fez com prostitutas".  

Sem comentários:

Enviar um comentário