sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Rui Cardoso Martins, Álvaro Filho, “A Mensagem” e delírio de um artista: aspirante a missionário laico para um mundo melhor

 Rui Cardoso Martins, (1), foi entrevistado por Álvaro Filho para “A Mensagem” e mencionou o meu nome artístico: Serip, (https://amensagem.pt/2021/02/21/rui-cardoso-martins-e-uma-rua-com-rock-poesia-e-magia/).

Antes do fenómeno de popularidade internacional do Luís de Matos, eu fui em determinado momento o ilusionista português mais famoso no estranjeiro, com mais prémios internacionais e mesmo um dos melhores do mundo daquele tempo na minha especialidade: magia cómica.

Cada artista tem altos e baixos. Eu subi muito mais alto do que imaginei e sofro com a queda muito mais do que me pareceu possível: fui “acusado” de ganhar mais em 10 minutos do que um arquiteto em 2 anos e meio a trbalhar 8 horas por dia. No mais famoso programa mágico da TV da ex-Checoslováquia fui o mais votado do público e tive o “Grand Prix” do júri, em competição com dois primeiros prémios mundiais da FISM. Atuei 2 vezes num dos programas mais populares da TV espanhola e no mais popular do ano na RTP1: “Domingo à Noite”. Mas nem sempre fiz programas dos mais populares da TV e apesar de continuar a melhorar os meus espetáculos, entrei em decadência, talvez por querer voltar à minha vocação anterior: estudei 12 anos para ser missionário. Aos 69 anos pretendo ser um missionário laico de psicologia aplicada a um mundo melhor.

O melhor da psicologia aplicada à educação resume-se nisto: “OS COMPORTAMENTOS PREMIADOS TENDEM A REPETIR-SE E OS PUNIDOS TENDEM A SER EVITADOS”. Com Internet e as novas tecnologias todos podemos premiar os melhores online e evitar ou criticar os piores. Mas temos de ter em atenão as críticas com links aos piores: só pelo facto de os criticamos, sobretudo se mensionamos o seu link, podemos contribuir a aumentar o seu “brand” online. 

Ao mencionarmos os melhores, com links às fontes das melhores ideias, estamos a ser missionários de uma melhor informação e contribuir assim para um mundo melhor.

Todas as capacidades humanas se desenvolvem com o tempo e os estímulos: o tempo é limitado e não podemos desenvolver ao mesmo nível muitas capacidades. Normalmente tendemos a ocupar o tempo com a atividade que nos proporciona prazer, satisfação emocional, intelectual ou dinheiro.

A minha forma de aplicar a psicologia para um mundo melhor consiste em sugerir ideias da minha criatividade, selecionar as melhores que encontro para contribuir à sua divulgação e criticar o pior.

Um dos meios de converter ou punir os piores é fazer sátira, colocar os ridículos em ridículo. Mas precisamente os piores são os mais intocáveis: mafiosos, terroristas, grandes criminosos e magistrados: uns matam e outros aplicam multas de €280.000 por difamação a um dos magistrados que não se podem chamar deficientes à portuguesa ou “pequenos à italiana”, tão pequenos em inteligência, honestidade e bom senso de justiça que destruiu um inocente apresentador de TV, metendo-o na prisão quando até todos os prisioneiros sabiam que era inocente. Na mais deficiente justiça e eficiente injustiça que conheci, onde 95% dos piores criminosos entravam em prescrição, conheci mais inocentes condenados injustamente do que em qualquer outra parte do mundo. Por perguntar no meu blog quem era mais deficiente num dos mais ridículos processos da mais ridícula justiça recebi a visita pessoal de um carro com polícias para me entregarem um processo por difamação. Só para pagar a um advogado para me defender gastei mais do que eu ganhei em 20 anos com a minha tentativa de ser um apóstolo, missionário ou profeta de um mundo melhor.

Recordo Frank Sinatra, com fama de mafioso: um teatro nos USA colocava-o em ridículo por se casar com uma jovem muito mais nova. Os responsáveis foram ameaçados e o teatro fechou. Recordo Santoro, um dos mais famosos fanáticos anti Berlusconi, anunciou um programa de TV na RAI, (TV pública), contra a máfia. Foi ameaçado e fez o programa a demonstrar que Berlusconi era mafioso, precisamente quando tinha o melhor governo contra a máfia depois de Mussolini. Imagino que nada do que escrevo em português seja lido pelos magistrados que eu chamo “deficientes à portuguesa”, no sentido de que não têm a inteligência, honestidade e bom senso de justiça que se deveria exigir a quem tem a maior responsabilidade de contribuir para um mundo melhor: premiar os melhores e punir os piores. Conheço muitos casos em que a justiça à italiana faz precisamente o contrário: um dos piores juízes de meu conhecimento recebeu €280.000 de dois jornalistas que o “difamaram”.     

NT&L=Notas, TAGs e Links:

(1)           Rui cardoso Martins é o mais famoso jornalista, escritor e argumentista de quem tenho a honra e o orgulho de ser amigo. Escrevi:

“A Herdade”, co-argumento de Rui Cardoso Martins com o ...

piresportugal › 2020/01/11 › a-herdade-co-argumento-de-r...?".

Rui Cardoso Martins fans club, comentários e ... - ONU-W-GOV

onu-w-gov.blogspot.com › 2009/07 › rui-cardoso-martins-fans-club

3 Jul 2009 ... Rui Cardoso Martins, no seu primeiro romance, "E se Eu gostasse muito de ... PiresPortugal, autor, Neo-Machiavelli, autor italiano, SERIP, .

”O OSSO DA ... - Pebook=personalizado e-book ou eBook

pebook-piresportugal.blogspot.com › o-osso-da-borboleta-de-rui-cardoso

24 Nov 2014 ... ”O OSSO DA BORBOLETA” de Rui Cardoso Martins recebeu o grande prémio da APE,  ... de PiresPortugal, ou RNS=REVOLUÇÃO-NEO-SURREALISTA, ...

1 comentário:

  1. Quando estudei jornalismo e psicologia pensei escrever um livro sobre “Psicologia do capitalismo, comunismo e anarquia. Defenderia a ideia de que ao contrário de certas previsões muito populares de Karl Marx e Ernesto Che Guevara, “ditadura do proletariado …”, “Até à vitória final …”, (do comunismo), a evolução seria precisamente ao contrário: os capitalistas aprenderiam com o melhor do comunismo e os comunistas com o melhor do capitalismo. Cerca de 50 anos depois vejo as minhas previsões melhor realizadas das de Karl Marx e Ernesto Che Guevara. Ao reler agora o que escrevi em 2001 sinto-me de novo profeta: ao contrário de 90% dos americanos que queriam a guerra imediata contra o Iraque, eu propunha maior empenho na punição de todos os terroristas, mas sem guerras de invasão do Iraque ou Afeganistão. Hoje tudo isso parece óbvio.

    ResponderEliminar