segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

António Guterres e a Néo-ONU

Se tivesse 3 minutos do tempo de António Guterres para lhe dar 3 sugestões diria:

1.  Tempo é vida, o bem mais precioso para vivermos mais felizes e contribuirmos à felicidade da humanidade. A ONU é a organização atual que melhor pode contribuir para o melhor uso do tempo global, sobretudo com Internet e novas tecnologias. Peça às suas elites e peritos de Internet para criarem formas de punir os ladrões do tempo online para a pior ética maquiavélica e premiar os melhores com multas aos piores. Promova mais o voluntariado local e global sem burocracias para colaboradores com a ONU e seus objetivos mais éticos, morais e com bom senso de justiça para um mundo melhor.

2.  A poluição e fome são as principais causas da morte de inocentes no mundo. António Guterres teve os melhores discursos que conheço contra a poluição e fome. Mas esses discursos devem ser traduzidos em todas as línguas e promovidos online.

3.  As guerras são as principais causas destes e outros crimes contra a humanidade. Para estes e os piores crimes contra a humanidade podem criar-se mais milhares de tribunais locais e internacionais, “ad hoc”, funcionando online, com juízes secretos conhecidos só de pessoas de confiança da ONU.

P.S. Imagino que esta mensagem não irá para António Guterres. Mas espero que elites e trabalhadores da ONU mais inteligentes e eficientes do que eu, saibam aproveitar as minhas melhores ideias. As melhores ideias surgem de muitas ideias. Com internet todos podemos colocar a criatividade coletiva ao serviço dos mais inteligentes, eficientes e talvez mesmo da IAF, Inteligência Artificial Futura.