sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Brexit, Chernobyl, democracia, populismo, publicidade, emoções populares e elites de inteligência superior?

 Brexit na Inglaterra e efeitos de Chernobyl em Itália parecem-me os dois piores exemplos do populismo popular inferior contar mais das elites de inteligência superior, com melhores conhecimentos científicos e informações racionais de peritos mais bem informados.  

A melhor política, mesmo as melhores democracias, podem cometer estes erros:

1.   As ideias de alguns mais inteligentes, peritos e melhor informados podem não ser populares, contrárias às emoções da maioria do povo em determinado momento.

2.   A informação mais popular nem sempre é a mais inteligente: o povo de inteligência inferior tende a identificar-se com populistas da informação que sabem dar a esse povo o que ele quer nesse momento, nem sempre o melhor a longo prazo.

3.   As falsas notícias mais populares podem divulgar-se mais e ter mais crentes das verdades impopulares.

4.   A informação e opinião pública pode ser corrompida pela publicidade-marketing, condicionada por interesses de quem tem mais meios de controlar a informação e publicidade-marketing.

5.   Certas emoções do momento sem visão racional a longo prazo podem condicionar atitudes e opiniões com grandes danos a longo prazo.

6.   Economizar tempo ou ocupar melhor o tempo, sobretudo das elites em inteligência e criatividade, deve ser uma das prioridades da política.

7.   Nacionalismo e populismo local pode condicionar negativamente projetos de interesse futuro. BREXIT parece-me o pior exemplo do século, (pelo menos até este momento), do pior das piores democracias: muitos populares populistas menos inteligentes formam condicionados da publicidade-marketing com financiamentos ilegais.

8.   Os interesses de poucos com mais dinheiro para a publicidade causou danos globais enormes para a maioria.

9.   Chernobyl condicionou uma das piores decisões políticas e económicas mais erradas de Itália no final do século passado. Para mi foi o pior erro político e económica de Itália entre Mussolini e Berlusconi: as centrais nucleares para a produção de energia elétrica foram fechadas na sequência do pior desastre nuclear da história: Chernobyl, (1). Itália tinha das melhores tecnologias da Europa e mais centrais nucleares, ou estava entre os países com mais centrais nucleares em construção. Um plebiscito nacional resultou em 80% dos votos pelo encerramento. Parece-me evidente que foi um erro histórico porque Itália passou a importar energia da vizinha França onde qualquer acidente produziria quase os mesmos danos das centrais nucleares em Itália. Entre os estudantes e peritos de energia nuclear 99% eram contrários ao encerramento. Em minha opinião esse 1% de peritos que votou pela continuidade das centrais nucleares devia ter mais valor dos 80% dos populares condicionados emocionalmente pela informação populista. Foram parcialmente fechadas, sem produzirem, mas continuaram a ser um perigo pelas escórias nucleares mal armazenadas. Berlusconi procurou melhor armazenamento, mas todos protestaram e ninguém aceitou o depósito na sua vizinhança. Na Europa continuaram as centrais nucleares sem nenhum acidente, com políticas que me parecem mais inteligentes do populismo italiano.

Não tenho a mínima dúvida de que Brexit foi um erro histórico. Tenho dúvidas se com o que escrevo contribuo a um futuro mundo melhor ou muitos mais populistas continuarão a condicionar mais a política de poucos mais inteligentes e mais bem informados, ou menos desinformados. Esta minha informação e opinião será lida e fará história do futuro ou permanecerá sem ser lida, no final de mais de 200 milhões de resultados dos motores de buscas?

Escrevi o eBook “Tempo é Vida” e podem comprar aqui por €8,51: https://amzn.to/39LmKMA.

Mais online sobre as minhas ideias para um mundo melhor:

WIP=web important press: Brexit, drama, populismo ...

https://wip-webimportantpress.blogspot.com/2019/01/brexit-drama-populismo-inteligencia... JANEIRO DE 2019 Brexit, drama, populismo, inteligência ou estupidez?

Brexit é para certa informação da TV alemã um drama. Para mi é o pior exemplo do populismo e emoções de muitos contar mais da inteligência, razão e conhecimento de poucos.

 

neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com

16/11/2016 – Brexit e eleições nos Estados Unidos trouxeram de volta um conceito confuso. … O político populista é, então, o único que representa a voz de toda a população. … Na Europa, o Brexit e o crescimento da Frente Nacional na França são … mas sim desmontar a democracialiberal: “Os partidos populistas …

 

Brexit – neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com/tag/brexit

Posts sobre Brexit escritos por PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic shows, neoitaliano, neoleonardo. Pular para o conteúdo. neofuturo. Brexit Brexit, Democracias, referendos, Psicologia da política, História, CIC&PNP=Criatividade-Inteligência-Coletiva e Populismo-Nacional-Populista . Publicado em 29 de março de 2019 por PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP ...

 

neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com/feed

Continuar lendo Brexit, Democracias, referendos, Psicologia da política, ... Publicado originalmente em piresportugal: Procuro colaboração em várias línguas para ganhar online a promover melhor utilidade social global de Internet e novas tecnologias actuais ou futuras. Sou português e italiano, falo 6 línguas, (Pt=Português, It=Italiano, Fr=Francês, Sp=Spgnolo, En=English e De=Deutsch ...

 

António Guterres, ONU, Neo-ONU ou NéO-ONU e futuro GloCAL ...

https://neofuturo.wordpress.com/category/antonio-guterres-onu-neo-onu-ou-neo-onu-e...

16/11/2016 – Brexit e eleições nos Estados Unidos trouxeram de volta um conceito confuso. … O político populista é, então, o único que representa a voz de toda a população. … Na Europa, o Brexit e o crescimento da Frente Nacional na França são … mas sim desmontar a democracialiberal: “Os partidos populistas …

Sem comentários:

Enviar um comentário